Cláudia Marques
Academia Cultura
CEO e professora

Doutora em práticas interpretativas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Mestre pela mesma instituição - UNIRIO, sob orientação da professora Drª. Lucia Barrenechea. Concluiu o bacharelado em piano no Conservatório Brasileiro de Música (RJ) na classe da prof". Maria Teresa Madeira. Licenciada em música pela Uniplena. Cursando o MBA de Gestão e empreendedorismo na Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC).
Desenvolveu pesquisa sobre redução orquestral para piano, da obra de Radamés Gnattali, que culminou no livro: Radamés Gnattali - Fantasia Brasileira em Dois Pianos, lançado em 2015. Mais dois livros foram compilados e estão sob sua organização, são eles: As Práticas e a Docência em Música e Processos Educacionais e Artísticos da Performance Musical. Como pesquisadora suas áreas de aprofundamento são: práticas interpretativas; redução orquestral para piano; leitura à primeira vista, psicologia e música; gestão e empreendedorismo. Atuante na pesquisa com o barítono Licio Bruno sobre as canções de Edmundo Villani Côrtes, desenvolveram atividades bibliográficas, recitais palestras, concertos, arquivo fonográfico (CD) intitulado Ê vida, ê voz!, além da gravação do programa Partituras para a TV Brasil no Rio de Janeiro.
Atuou como pianista da OSES nos anos de 2007 a 2016 e como professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) nos anos de 2016 a 2018 e da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) de 2000 a 2021. Atualmente é diretora fundadora da Academia Cultura, um centro de formação continuada com cursos de extensão e pós-graduação em música.