top of page

Seja bem-vindo, 2024!

Diretoria da ABRACO

30 de dez. de 2023

2023, um ano de grandes realizações

Com alegria, concluímos mais um ano de atividades. Estivemos presentes em vários eventos, em todas as regiões do Brasil e em outros países, promovendo, apoiando e participando de congressos, simpósios, colóquios, encontros e festivais, trabalhando em prol do canto coral, conforme é possível atestar nessa breve retrospectiva.


Janeiro

21 - Assembleia geral da ABRACO.


21 - Falecimento do maestro Yimi Walter, sócio fundador da ABRACO.


Fevereiro

05 - Reunião com regentes de Aracaju-SE.


22 a 25 - Participação da ABRACO na Convenção da American Choral Directors Association (ACDA), realizada em Cincinnati-OH, nos Estados Unidos, ocasião na qual fomos representados por Isabela Sekeff.


Março

26 - Apoio da ABRACO ao evento Coros por la paz, realizado simultaneamente em vários países.


Abril

22 - Atualização do site da ABRACO, com a inclusão das seguintes abas: Coros do Brasil, Biblioteca, Eventos e Ponto de Vista.


29 - Roda de conversa: O mercado de trabalho para regentes corais, com a participação de Ana Lúcia Gaborim, Isabela Sekeff, Sérgio Telles, Martin Altevogt e Luciano Camargo.


Maio

17 - Falecimento do maestro Samuel Kerr.


30 - Publicação do texto Reflexões sobre a escolha de repertório para nossos coros, de Isabela Sekeff.


Junho

17 - Falecimento da maestra Agnes Schmeling.


18 - Coro Contemporâneo de Campinas, regido pelo presidente do Conselho Editorial da ABRACO, Angelo Fernandes, conquista o segundo lugar no concurso San Juan Canta, realizado na Argentina.


Julho

01 - Publicação do texto O cada vez mais complexo trabalho de produzir repertório para coros confessionais, de Angelo Dias.


14 a 23 - Apoio da ABRACO ao XIV Festival Internacional de Música de Campina Grande, evento no qual fomos representados pelo presidente e vice-presidente da ABRACO, Vladimir Silva e Gisele Cruz, respectivamente.


Agosto

01 - Publicação do texto Como estamos formando nossos regentes corais, de Rafael Garbuio.


07 - Participação no Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC, com a presença do presidente da ABRACO, Vladimir Silva.


10 a 18 - Apoio da ABRACO à visita do maestro italiano Mauro Marchetti, vice-presidente da ANDCI, a associação italiana de regentes corais, que ocorreu em Santos-SP, com a participação da segunda tesoureira, Nailse Machado.


18 a 20 - Presença da ABRACO no I Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ, realizado no Rio de Janeiro-RJ, com a participação de Vladimir Silva, Gisele Cruz e Ana Lúcia Gaborim, diretores da ABRACO.


18 - Lançamento dos livros Canções para sorrir e sonhar (Vladimir Silva e Sabrina Cipriano), Cantando com as comilanças (Juliana Melleiro Rheinboldt, Jefferson Sini e Karelin Cavallari), Fazer musical em movimento: corpo sonoro e os cantos de trabalho na Educação Básica (Lélia Campos e Pedro Pamplona) e Rebolinho de Maniva: 30 anos dos corais do São Vicente (Patrícia Costa).


Setembro

01 - Publicação do texto Ainda refletindo sobre a formação de regentes: o que podemos dizer sobre o canto coral infantojuvenil?, de Ana Lúcia Gaborim.


01 - Publicação do Dossiê Temático: Pesquisa em canto coral na atualidade, Revista Música (Qualis A2), da Universidade de São Paulo USP, com a colaboração de membros da diretoria da ABRACO no Conselho Editorial.


03 a 07 - Apoio da ABRACO ao IV Painel de Música e Regência Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, realizado em Belo Horizonte-MG, com a participação do presidente da ABRACO, Vladimir Silva.


05 a 09 - Apoio da ABRACO ao 10º Festival de Corais de Cantanduva-SP, com a participação da vice-presidente, Gisele Cruz.


07 a 10 - Participação da primeira secretária da ABRACO, Ana Lúcia Gaborim Moreira, representando a ABRACO no III Festival de Coros de Joinville, SC.


16 - Falecimento da maestra Maria de Fátima Menezes.


25 e 26 - Apoio da ABRACO ao Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil (CIMUCI Itinerante), organizado por Ana Lúcia Gaborim, com palestras internacionais (on-line) e oficinas na UFMS.


Outubro

02 - Falecimento do maestro Antônio Carlos Batista Pinto Coelho (Tom K).


03 - Publicação do texto II ConABRACO, de Vladimir Silva.


06 a 08 - Participação no IV Simpósio Internacional Mujeres Directoras em Buenos Aires, Argentina, evento no qual fomos representados por Nailse Machado, segunda tesoureira da ABRACO.


Novembro

01 a 05 - Apoio da ABRACO ao IV Festival Musica Dei, realizado em Porto Alegre e Gramado e organizado pelo segundo secretário da ABRACO, Marcio Buzzato.


02 a 04 - Segunda Convenção da Nova Associação Brasileira de Regentes de Coros, organizada pela diretoria da ABRACO e realizada em Porto Alegre-RS.


04 - Outorga do título de sócio honorário da ABRACO a Marco Antônio Silva Ramos, Sérgio Luiz Figueiredo, Jocelei Bohrer e Lucia Passos.


10 - Apoio da ABRACO ao Encontro de Coros Infantojuvenis em Campo Grande-MS, organizado pela primeira secretária Ana Lúcia Gaborim em parceria com a Secretaria Municipal de Educaçã (SEMED) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).


Dezembro

7 - III Colóquio Mar de Corais (UFPE, Recife-PE), com a participação do presidente da ABRACO, Vladimir Silva.


O movimento coral brasileiro avançou em todas as regiões, por meio de eventos científicos e artístico-culturais. Como vimos, ao longo do ano várias foram as publicações de revistas e livros que se debruçaram sobre os temas relacionados à área, o que expande o nosso campo de conhecimento e atuação. Por essa razão, nossos parabéns aos(às) regentes, preparadores(as) vocais, pianistas, arranjadores(as), compositores(as), coordenadores(as) de grupos, de festivais e encontros de corais espalhados pelo país. Sem vocês, nada disso teria sido possível.


Por fim, gostaríamos de agradecer às instituições e empresas, públicas e privadas, do Brasil e do exterior, com as quais interagimos, bem como a todos os(as) sócios(as) da ABRACO que, juntamente conosco, trabalharam em prol da nossa Associação, tornando-a cada vez mais forte e representativa.


Desejando um feliz e próspero 2024, esperamos rever todo mundo brevemente.


Viva o Canto Coral Brasileiro!


bottom of page