top of page

II ConABRACO - Porto Alegre, RS 2023

Vladimir Silva (UFCG - ABRACO)

3 de out. de 2023

As convenções de regentes são eventos únicos. Quem trabalha nesse campo deveria prestigiar um encontro desses, pelo menos uma vez na vida.

As convenções das associações de regentes são eventos únicos. Quem trabalha nesse campo deveria prestigiar um encontro desses, pelo menos uma vez na vida, porque são oportunidades para encontrar nomes de referência, ouvir corais com excelente padrão de qualidade, conhecer as novas tendências do mercado, adquirir materiais diversos e expandir os horizontes.


Nos Estados Unidos, por exemplo, as reuniões podem acontecer anual ou bienalmente. A American Choral Directors Association (ACDA) realiza conferências regionais e nacionais alternadamente. Os primeiros congregam maestros(as) de determinadas áreas do país, enquanto os segundos ocorrem em grandes cidades e juntam mais de vinte mil participantes de diversas partes do mundo, que são divididos em diferentes categorias. No Texas, as associações de orquestras, coros e bandas se reúnem todo ano na cidade de San Antonio, que é invadida por profissionais que se encontram para trocar ideias e discutir variados temas. Além dos concertos, é possível participar de muitas sessões temáticas e visitar o espaço destinado à exposição, no qual são comercializados produtos. Durante os dias do congresso, há um local reservado para conhecimento de repertório. Selecionam-se peças para todo tipo de agrupamento. As editoras imprimem cadernos com cerca de quinze obras, que são distribuídos gratuitamente nas entradas das salas, que ficam lotadas. Um ou dois líderes, acompanhados por um pianista, conduzem o corão, que, após breves explanações, interpreta a peça por meio da leitura à primeira vista. Essa atividade dura aproximadamente uma hora e é muito enriquecedora. Concluída a leitura, muitos se dirigem aos quiosques, onde é possível obter ou encomendar tais composições e arranjos. O volume de negócios nessas feiras é elevado. No centro comercial, compram-se livros, partituras e manuais impressos e digitais; vestimentas e sapatos; instrumentos, DVDs, softwares, hardwares, acessórios e muito mais, recursos que ampliam as possibilidades da nossa atuação em sala de aula, no ensaio e no palco. Entretanto, é preciso estar atento para não consumir excessivamente e ter cuidado com o lixo que também é distribuído livremente. National Collegiate Choral Organization, Chorus America e Barbershop Harmony Society são outras organizações que também promovem esse modelo de iniciativa, cada uma voltada para uma clientela específica.


Na Europa, a realidade também não é diferente. Instituições como Interkultur, Choral Space e International Federation For Choral Music (IFCM) têm realizado encontros com o propósito de congregar a comunidade internacional para tratar sobre a regência e a prática coral em suas múltiplas configurações. A World Choral Expo que aconteceu em Portugal, ano passado, é um exemplo dessa ação. Na América do Sul, a Associación de Directores de Coro de la República Argentina (ADICORA) tem promovido as chamadas Jornadas Nacionais, nas quais acontecem atividades formativas e artísticas.


No Brasil, a primeira Convenção Internacional de Regentes de Coros foi promovida pela Associação Brasileira de Regentes de Coros (ABRC), à época presidida por David Junker. O encontro aconteceu em Brasília-DF, de 25 de julho a 1º de agosto de 1999, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Na ocasião, a ABRC recebeu vários convidados(as) do exterior, incluindo representantes da ACDA e personalidades do movimento coral estadunidense e brasileiro. Nos anais da convenção é possível ler textos de Gene Brooks, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Henry Leck, João Wilson Faustini, Nelson Mathias, James A. Moore, Edson Dias Carvalho, Stanley DeRusha, Tércio Bretanha Junker, Weston Noble, Elza Lakschevitz, John Silantien, Hamilton Ribeiro, Jon Washburn, David Junker e Samuel Kerr. Os artigos abordam téncicas de regência, interpretação musical, administração coral, repertório e metodologia do ensaio.


Após longa pausa, retomamos a atividade, em 2020, realizando o Congresso Internacional de Regentes de Coros da Nova Associação Brasileira de Regentes de Coros (ABRACO). Por conta da pandemia provocada pelo COVID-19, todas as atividades foram realizadas de forma remota, incluindo mesas-redondas, palestras e concertos. Convidados(as) com reconhecida trajetória participaram da edição, dentre os(as) quais Sharon Paul (EUA), Philip Lawson (Inglaterra), Simon Carrington (Inglaterra), Maria Guinand e Alberto Grau (Venezuela), Christian Grases (EUA-Venezuela), Daniel Rufino Afonso Jr. (EUA-Brasil) e Augusto Ordine (Brasil).


Em 2022, nos encontramos em João Pessoa e realizamos a convenção paralelamente ao XX Festival Paraibano de Coros, oportunidade na qual recebemos o professor norte-americano Dr. José “Peppie” Calvar, da Syracuse University, que tratou da metodologia do ensaio coral. Além disso, tivemos, ainda, na Sala Radegundis Feitosa, a apresentação do Requiem (Fauré), com o Coro de Câmara de Campina Grande, participantes da convenção e a Orquestra Sinfônica da UFPB, sob a regência do maestro André Muniz (UFRN).


Este ano, iremos nos encontrar na capital gaúcha, de 2 a 4 de novembro. A programação artística do congresso será composta pelos coros que participam da edição especial do IV Musica Dei, festival coral dedicado à música sacra e que é dirigido por Marcio Buzatto. Nesta temporada estão os seguintes coros, representantes das cinco regiões brasileiras: Coral Cantus Firmus (Brasília-DF), Maestra Isabela Sekeff; Coro Contemporâneo de Campinas (Campinas-SP), Maestro Angelo Fernandes; Coro de Câmara de Campina Grande (Campina Grande-PB), Maestro Vladimir Silva; Coro Carlos Gomes (Belém-PA), Maestra Maria Antonia Jiménez; Estudio Coral Meridies (Santa Fe-Argentina), Maestra Virginia Bono; Coral da UFRGS (Porto Alegre-RS), Maestro Lucas Alves; Madrigal Vivace (Jundiaí-SP), Maestra Vastí Atique; Coro Reflexus (Brasil), Maestra Zobeida Prestes; Ottava Bassa (Curitiba-PR), Maestro Alexandre Mousquer; Coro Sinfônico da OSPA (Porto Alegre-RS), Maestro Manfredo Schmiedt; Madrigal Presto (São Leopoldo-RS), Maestro João Paulo Sefrin; Coral da PUCRS (Porto Alegre-RS), Maestro Marcio Buzatto; Coro de Câmara da PUCRS (Porto Alegre-RS), Maestro Marcio Buzatto; Coral Vozes de Gramado (Gramado-RS), Coordenação de Jane Pozzo; Grupo Cantabile (Porto Alegre-RS), Maestro Delmar Dickel; Madrigal Nestor Wennholz; Maestro Lucas Alves; e Coral Casa da Música (Porto Alegre-RS), Maestro Lucas Alves.


Além dos concertos individuais, os grupos cantarão conjuntamente as seguintes peças: Misa Criolla & Navidad Nuestra (Ariel Ramirez), Requiem (W. A. Mozart), Te Deum (Anton Bruckner) e 9ª Sinfonia (Ludwig van Beethoven). Participam das apresentações orquestras locais, a exemplo da ULBRA, OSPA, Orquestra Filarmônica da UFRGS e Orquestra Sinfônica de Gramado. As atividades serão realizadas em igrejas e teatros. Alguns concertos serão gratuitos.


Sob o ponto de vista acadêmico e formativo, teremos mesas-redondas com os seguintes temas: A Nova Música Armorial; Liderança Inovativa e VOPA: Coro Inteligente, Orgânico e Afetivo; Coro Infantojuvenil no Contexto da Educação Musical; e Coros independentes e profissionais: paralelos entre Brasil e Argentina. Participam dos debates personalidades como Virgina Bono (Argentina), Ana Lúcia Gaborim Moreira, Gisele Cruz, Isabela Sekeff, Federico Trindade e Danilo Guanais. As sessões de leitura de repertório serão dirigidas por Nailse Machado, Jocelei Bohrer, Angelo Fernandes e Maria Antonia Jimenez (Cuba-Brasil). O minicurso As múltiplas dimensões da prática coral será ministrado pelo professor Jamie Hillman (Canadá). A programação completa está disponível no site da ABRACO (https://www.abraco.org/iiconabraco). Teremos, ainda, o lançamento de livros, incluindo Canções para sorrir e sonhar (2023), de Vladimir Silva, e a partitura da cantata cênica Cancioneiro Atlântico (2023), de Danilo Guanais.


Se você é da área e deseja atualizar-se, esta é uma excelente oportunidade. Por isso, considere a possibilidade de associar-se à ABRACO para participar dessa convenção. Será um prazer encontrar todo mundo em Porto Alegre.

bottom of page