Maria Helena Lage

Estúdio particular

Professora
Maria Helena Lage

Maria Helena Lage é educadora musical, professora de piano, pianista, compositora, arranjadora, produtora musical e diretora do estúdio Trilha Sonora. Iniciou os estudos de piano com sua mãe, a pianista, pedagoga, professora de piano Hulda Lima Lage, com quem pôde vivenciar desde muito cedo a performance pianística e a prática do ensino musical; com o pai, Hiram Lage, violoncelista, vivenciou também, desde a infância, o ambiente artístico com música de câmara e apreciação orquestral.
Concluiu, na adolescência, o curso de piano no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, em Fortaleza-CE, na classe da professora Margarida Selma Leite Castelo. Seguiu sua formação musical em piano, flauta doce e cravo em cursos e vivências no Brasil, França e Estados Unidos. Atuou como flautista, cravista e pianista nos grupos camerísticos Syntagma e Ad Libitum. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará aos 23 anos e, em seguida, com o marido, o guitarrista, compositor e produtor musical Ronaldo Pessoa, fundou o Estúdio Trilha Sonora, passando a atuar desde 1994 como diretora musical, compositora e arranjadora para mercado fonográfico e para o mercado de áudio para publicidade e cinema.
Contribuiu com diversos projetos sociais e ações em prol do desenvolvimento da música no Estado do Ceará como o Projeto Briançon Tempo de Brasil (2006 a 2016) e Festival Internacional Violoncelos em Folia (2014 a 2018).
Como especialista em Educação Musical, tem se dedicado à pesquisa no âmbito da pedagogia do instrumento, em especial, o piano; pesquisa que já resultou em diversas palestras, cursos sobre práticas pedagógicas e na publicação de dois livros-método e um caderno de repertório: “Amigos do Piano, Pré-leitura” (co-autoria com Angelita Ribeiro), “Amigos do Piano, Iniciação à leitura” (co-autoria com Bruno Fragoso) e “Caderno de Repertório e Atividades, Amigos do Piano, Pré-leitura” (co-autoria com Angelita Ribeiro).