top of page

Marcus Held

Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisador (Pós-Doutorado)
Marcus Held

Natural de São Paulo, Marcus Held é violinista, violista e pesquisador especializado na música dos séculos XVI, XVII e XVIII com uma agenda ocupada como recitalista, spalla convidado e palestrante em eventos artísticos, acadêmicos e educacionais em todo o Brasil. Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), instituição em que realiza, atualmente, pesquisa em nível de Pós-Doutorado.

Held aperfeiçoou seus estudos na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMM) e na Escola Superior de Música de Catalunya (ESMUC, em Barcelona) com músicos consagrados como Luis Otavio Santos, Juliano Buosi, Emílio Moreno e Manfredo Kraemer.

Desde 2015, é regularmente convidado para palestrar em instituições de ensino e pesquisa de renome no Brasil, como o Conservatório de Tatuí, Instituto Baccarelli de São Paulo e Areté – Centro de Estudos Helênicos, bem como em diversas universidades (USP, UNESP, Unicamp, Unirio, Unespar, UFU e UFG). Foi professor convidado de violino e viola em eventos como o III Encontro Campestre de Violas, o I Festival Internacional de Música em Casa (FIMUCA) e as edições V e VI da Série de Música Antiga de Goiás (SMAG). Palestrou nos episódios 30 e 34 da série Cravistas em Quarentena, projeto idealizado pela Profª Drª Beatriz Pavan.

Em 2021, foi Spalla convidado da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo na execução das Vésperas de Monteverdi, sob a regência do maestro Roberto Minczuk.

Atualmente, é membro-pesquisador do Grupo de Estudos da Performance de Instrumentos de Corda (GEPinC – Unicamp), Spalla do EOS – Música Antiga USP, da Trupe Barroca e professor de Violino Barroco, História da Música, Cultura Musical e Música de Câmara no Conservatório de Tatuí.

Idealizador e fundador do Música Pretérita, projeto dedicado à divulgação da pesquisa em música ao grande público (YouTube e Instagram).

bottom of page