Carla Ruaro

Pianista

Carla Ruaro

Pianista, pesquisadora e produtora dedicada a projetos culturais e sociais que envolvem música, natureza, viagens culturais, produção musical e cinematográfica.
Carla é mestre em performance musical pela Coldsmiths University of London. Entre 2015 e 2017 integrou a equipe de pesquisa do CESEM, Centro de Sociologia e Estudos de Estética Musical da Universidade Nova em Lisboa, no campo da música contemporânea.
Em Londres, Carla foi integrante da intituição Live Music Now, fundada por Yehudi Menuhin, que promove música para crianças especiais, centros para pessoas com deficiências físicas e mentais. Onde durante 6 anos realizava anualmente 60 performances e workshops por toda a Inglaterra, Irlanda e Emirados Árabes.
Em 2012, ganhou o Prémio Funarte com o projeto "Multiplicando a música brasileira na Amazônia", o que a levou a realizar o projeto "Raízes - Um Piano na Amazônia", uma expedição cultural, social e pedagógico onde a pianista e sua equipe desceram o rio Amazonas dentro de um barco levando o piano e a música de compositores amazônidas. Como resultado, a pianista produziu um CD e um filme documentário lançado em 2018, premiado e exibido em vários festivais de cinema na Europa, Inglaterra, Brasil e Marrocos. No Brasil o filme foi vencedor como Melhor Media Metragem e na Finlândia levou os prémios de Melhor Fotografia e Mensão Honrosa.
Carla faz concertos, palestras e turnês pela Inglaterra, Irlanda, Portugal, Brasil, Finlândia, Marrocos e Oriente Médio em salas de concerto como The Crosvenor Chapei, Trinity College of Music, Mayfair e Bloomsbury Churches, Deptford Town Hall, Blachheath hall, Charlton House, Festival deCambridge, Festival de Harrogate, Festival de Cultura de Belfast, SESC São Paulo, Museu da Música de Lisboa,
Biblioteca Nacional de Rabat, Teatro Nacional de Abu Dhabi, Sala Cecília Meireles, London Brunel Museum entre outros.